sexta-feira, 7 de abril de 2017

Por que o Trump atacou a Síria?


Presidente Donald Trump não nos parece ser sentimentalista. Mas talvez, vendo as fotos horríveis de vítimas inocentes, especialmente mulheres e crianças abatidos com um ataque vergonhoso, ainda mais se acompanhado de um resumo da inteligência descrevendo os agentes nervosos que possivelmente foram utilizados e seus efeitos. O presidente sentiu claramente que  precisava tomar a frente diante de um ato hediondo que ele via como um desafio à sua liderança.

Trump desenhou sua própria "linha vermelha" dizendo que Assad cruzou todas as linhas vermelhas com o uso de armas químicas e, juntamente com embaixador das Nações Unidas Nikki Haley, afirmou  que os Estados Unidos tomaria medidas unilaterais se o Conselho de Segurança da ONU não agir. O Presidente cumpriu sua ameaça mostrando que nada tem em comum com o governo de Barack Obama.

Sinalização para a Coreia do Norte e Irã

Não há evidências para sugerir que os cálculos do Trump miravam em uma crise maior: o que fazer sobre as armas nucleares da Coreia do Norte?
Sendo assim,  não é difícil imaginar o que Trump queria com a operação na Síria, seria  uma tentativa de enviar uma mensagem poderosa para Kim Jong que os Estados Unidos foi preparado para endurecer?
Ação dos EUA na Síria terá a atenção de seus protetores chinês e o líder norte-coreano. E é precisamente isso que a administração de Trump quer.
Ainda, se esta operação levar a uma situação onde os Estados Unidos tenha a intensão de intervir na Síria para alterar o regime, o que mais poderia fazer se estiver motivado e determinado?

Será um anuncio do que ainda ter por vir?

Todo o enredo nos leva à pergunta chave: qual era o objetivo da operação?

Foi um esforço para mudar o comportamento do Assad sobre o uso de armas químicas, ou o início de um envolvimento dos EUA de forma direta na Síria para alterar o seu regime?

Os Estados Unidos agora atacará Assad quando ele usar bombas convencionais contra civis?

Também esta claro que, livrando-se de Assad ajudará a destruir o ISIS, mas depende se realmente  a administração de Trump está preparada para manter o curso nesta direção, pois seguir com esta estratégia irá exigir um grande investimento de recursos durante um período prolongado de tempo, garantindo ainda ao Estados Unido de ficar atolado na lama da guerra civil Síria.

Com tudo isto me arrisco a dizer que há uma chance razoável de que será para este caminho que Trump vai continuar a seguir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja educado para ser ouvido.