sábado, 14 de outubro de 2017

Turbinando seu charme e melhorarando a primeira impressão

Fazer um julgamento rápido sobre algo tão superficial, como a aparências de alguém, pode parecer precipitado, mas nós fazemos isso o tempo todo sem perceber.

E isso pode ter implicações sérias como  influenciar em quem você vota ou confia de cara, por exemplo.

Um estudo mostrou que as feições do rosto podem ser usadas para prever o resultado de eleições no Senado americano. Da mesma forma, as características faciais associadas com competência também foram bem-sucedidas na previsão dos resultados das eleições de políticos búlgaros, franceses, mexicanos e brasileiros. É claro que, por mais que você não tenha controle sobre as características físicas do seu rosto, é possível alterar suas expressões e sorrir.

De acordo com o trabalho de Alexander Todorov, professor de Psicologia da Universidade de Princeton, conforme um rosto fica mais feliz, ele também fica mais confiável. Ele afirma que as pessoas podem fazer julgamentos sobre o grau de apreciação, confiança e competência de alguém em menos de um décimo de segundo após olhar para o rosto da pessoa. Este algoritmo é milenar e esta intrínseco.

Ser apreciável pode trazer benefícios nos negócios. Empreendedores com habilidades sociais melhores tendem a ter mais sucesso na carreira e os trabalhadores que são populares têm uma facilidade maior de conseguir o que querem no trabalho.

Suzanne de Janasz, uma professora de Administração da Universidade de Seattle, diz que as habilidades interpessoais estão se tornando cada vez mais importantes no local de trabalho nos últimos anos, em um momento no qual as organizações estão se livrando de estruturas hierárquicas mais antigas.

Desta forma o sorriso é nosso cartão de visita, utilizar essas características ao nosso favor é mais do que usar uma capacidade milenar intrínseca, é também acessar um software que determina o  comportamento das pessoas.

Podemos ser charmosos? 

Jack Schafer, psicólogo e agente especial do FBI aposentado que também é um coach e autor do livro The Like Switch, diz que o charme começa com um simples movimento de sobrancelha. As três principais coisas que fazemos quando nos aproximamos de alguém que sinaliza que não somos uma ameaça é um movimento de sobrancelha, um leve aceno de cabeça e um sorriso.

"Nossos cérebros estão sempre perscrutando o ambiente em busca de sinais de amigo ou inimigo", diz ele.

"Há três principais coisas que fazemos quando no aproximamos de alguém que sinaliza que não somos uma ameaça: um movimento de sobrancelha com uma duração de um sexto de segundo, uma leve inclinação de cabeça e um sorriso."

Mas não nos deixemos enganar, pois este software ou característica intrínseca das pessoas possui centenas de anos de evolução e certamente estão atentos a manipulações. Coisas como tentar mostrar interesse em outra pessoa ou grupo deixando de apreciar genuinamente os seus gostos e inclinações culturais, por exemplo,  pode sinalizar uma falsa amizade ou relação. 

Desta forma, é possível observar que as pessoas charmosas muitas vezes têm habilidade em achar algo em comum com a pessoa com quem elas estão interagindo, mesmo quando não há muito o que dizer. É sempre uma boa ideia estar atualizado nos acontecimentos e nas notícias sobre a empresa em que você trabalha, já que essas são as coisas que a maioria das pessoas têm em comum.

Schafer também aconselha buscar algo em comum em termos de território (Você é de São Paulo? Eu também!), temporalmente (Eu quero ir a São Paulo ano que vem) ou indiretamente (Minha filha trabalha para uma empresa em São Paulo).

Outra chave para ser apreciado é acompanhar a linguagem corporal da outra pessoa. Quando as pessoas estão interagindo e começam a imitar uma à outra, é um sinal de que elas têm uma boa sintonia, diz Schafer.

"Então você pode usar isso e imitá-las para que você sinalize a elas que você tem uma boa sintonia", diz ele.

Também é uma boa maneira de testar como a conversa está indo - se você mudar sua posição e a outra pessoa o copiar, você provavelmente está indo bem.

Qualquer um trabalhando com vendas pode usar isso ao tentar convencer um cliente.
Se você busca longevidade na sua relação com seu novo melhor amigo, pode ser útil usar algo que Schafer chama de técnica Hansel e Gretel.

Um erro comum que muitos de nós fazemos é sobrecarregar pessoas novas com muita informação sobre nós mesmos, o que pode afastá-las.
Em vez disso, Schafer recomenda revelar detalhes sobre você pouco a pouco - como migalhas de pão - para que cada informação nova funcione como "iscas de curiosidade" para manter o interesse.

"Aos poucos você dá informação sobre você mesmo para manter viva a relação", explica ele."

Se para você isto tudo é um processo complicado basta entender que este comportamento existe e esta a nossa volta. Sendo assim conhecer a nós mesmos e o que nos cercam e além de inteligente uma capacidade libertadora.

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