Aeroportos precisam de muito espaço, mas nos lugares mais carentes de ligações aéreas - ilhas e grandes metrópoles - é uma mercadoria que está em falta. Em busca de soluções, os planejadores, por vezes, voltar-se para o mar. Projectos de recuperação de terras enormes são uma rota óbvia. Isso é o que foi feito em Hong Kong e Osaka para expandir a capacidade do aeroporto.
Alguns visionários têm tido uma abordagem bastante diferente. E se pudéssemos fazer um pistas flutuantes sobre a superfície plana de forma ilimitadas do mar?
Uma proposta bastante ambicioso foi apresentado pelo escritório
de arquitetura Gensler e estuário do Tamisa Pesquisa e Desenvolvimento,
Nesta visão, um aeroporto seis pista seria construída sobre as águas do estuário do Tamisa, a um custo de quase US $ 63 bilhões.As pistas se estenderia paralelos um ao outro em ambos os lados de um
núcleo central, onde o terminal principal seria localizado.O aeroporto seria ligado à terra através de túneis subaquáticos para as ligações ferroviárias de alta velocidade. Gensler consideradas duas opções, explica Ian Mulcahey, diretor-gerente da empresa.O primeiro foi uma estrutura flutuante ao longo das linhas da
Mega-Float Tóquio, mas a água nessa área provou ser muito superficial.Por isso, optou por um "polder", como conceito, onde diques seriam
usados para delimitar a área do aeroporto e água seria então drenado
para criar uma superfície seca e plana. "Embora
possa parecer difícil quando comparado com a construção em terra seca,
com a construção do aeroporto em um corpo de água que pode ir longe com o
processo demorado e dispendioso, de reunir a enorme extensão de terra
que você precisa para um projeto deste tamanho", diz Mulcahey.
Ele insiste ainda não tenha sido tomada a decisão final sobre a expansão do aeroporto de Londres.Em 30 de junho, o secretário de Transportes Patrick McLoughlin do Reino Unido anunciou que, após a votação do Reino Unido para deixar a União Europeia, como a tomada de decisão foi adiada até "pelo menos outubro."Assim, enquanto uma pista extra em Heathrow e Gatwick é de longe a solução mais popular que está sendo debatido, não amortizar o gateway estuário do Tamisa ainda.
A questão de economia
O que décadas de estudos sobre a viabilidade do conceito de aeroporto
flutuante tem mostrado é que o seu desenvolvimento final e aplicação não
é uma questão de tecnologia, mas de obter a economia direita.
A indústria de petróleo demonstrou que, quando existe uma necessidade premente - e dinheiro a ser feita - praticamente qualquer obstáculo pode ser empurrado de lado.O grande número de plataformas de petróleo desafiando os elementos em alguns dos ambientes mais hostis do mundo são testemunha disso.
O mesmo poderia um dia ser verdade do aeroporto flutuante.Mais: pioneiros Sky: Uma revolução aeronaves ligeiras está decolandoMiquel Ros é um blogger da aviação e consultor. Economista de fundo, ele trabalhou para Flightglobal e Bloomberg. Ele abrange actualmente a indústria da aviação por meio Allplane.tv e colabora com o site de viagens de luxo Trovel e outros meios de comunicação on-line.
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Fonte: http://edition.cnn.com/2016/07/03/aviation/floating-airports/index.html
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