quarta-feira, 2 de maio de 2018

Montadoras vão esquecer o público alvo e miram empresas de tecnologia em transporte urbano.



O futuro das montadoras, concessionaras e afins começa a mudar. Recentemente a Volkswagen já está fechando um acordo com uma empresa de corrida por aplicativo para garantir sua fatia na frota da Chinesa DIDI.

A DIDI é a maior empresa de transporte privado por aplicativo móvel do mundo, com um valor de mercado de $6 bilhões. Em setembro de 2016, comprou a filial do Uber na China por $35 bilhões, em janeiro de 2017 adquiriu parte da brasileira 99. Com o aporte de investimentos dos maiores grupos de internet da China como BAIDU, a gigante da China tem alianças com 31 montadoras e fornecedores de peças e inicia um projeto piloto com a Volkswagen.

Com o acordo  será necessário dar foco a veículos menos potentes e, com poucos lugares, respeitando assim o perfil de 80% dos clientes. Sendo assim os carros do futuro não serão tão velozes e aerodinâmicos. Não existe um consenso mas alguns estudos já indicam um caminho.

Este senário de transformação vai exigir que cada montadora reinvente seus negócios e busquem futuras fontes de receita. Toda uma cadeia produtiva será afetada, desde cursos para motoristas, processos burocráticos de emissão e atualização da licença para dirigir até grandes concessionarias, lojas de veículos usados e oficinas. Tudo isso tende ficar obsoleto.

Descobrir como consertar, manter e direcionar uma frota de veículos autônomos é uma das perguntas chaves para desenrolar este futuro negócio.

Todos os envolvidos, inclusive a DIDI não sabe exatamente o caminho a seguir, mas estão de olhos abertos nesta gigantesca mudança que abre uma enorme fatia de mercado a ser explorado.

-------------------------------------------------
Fontehttps://goo.gl/aV8U3o

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja educado para ser ouvido.